quarta-feira, 21 de março de 2012


Grito Rock em Franca reuniu bandas de estilos diferentes, mas com 100% de energia e poesia
( todas fotos por Rodrigo Tas )

Saímos de Serrana por volta das 18:00 do domingo ( 18/03 ).  O Comercial havia empatado com o Corinthians e o São Paulo conquistado três pontos frente ao  Santos. Durante a viagem para Franca, Guns N' Roses foi o som que rolou no carro. O motorista  foi o irmão de Ricardo Brasileiro, guitarrista do Íbis. Não o encontrava há alguns anos.  Quase  não troquei ideia durante a viagem. Consegui cochilar um pouco  e a viagem até Franca foi bastante tranquila.O evento foi realizado no Quintal do Poeta. Um  espaço voltado para a arte em geral, principalmente a música.

Fomos a terceira banda a tocar. Antes de nós,  apresentaram-se outras duas bandas.  Samanah (Bauru) e Pubis ( também de Bauru ). Fazia tempo que não tocava punkrock. Sou o ex-batera do Íbis e meu objetivo era não fazer feio. Tocar de acordo com o combinado no ensaio do dia anterior. Procurei manter a mesma energia do início até o final do som.

Logo após a apresentação do pássaro negro, os mineiros do Vandaluz de Patos de Minas não deixaram por menos. Desfilaram vários sons de uma poesia fantástica. De forma divertida e poética, Vandaluz, traz  conteúdo livre e crítico, valores que a banda acredita serem indispensáveis para a satisfação de sua arte. Com uma maneira particular de ver a música brasileira, a banda conduz seu trabalho de apelo reflexivo, na intenção de estimular a liberdade de fazer arte com alegria e com responsabilidade. Meus amigos locais ( Leandro e Murilo ) e eu ficamos impressionados já no primeiro som. Após o som fomos mandados ao Inferno ( uma Rep. em Franca ) e adorei conhecer o espaço.  Comemos, conversamos e bora pra Serrana. 

Não posso me esquecer do amigo Mamute que abrilhantou as apresentações, exibindo malabares com esferas coloridas e com alguma coisa que não sei o nome pegando fogo. Parabéns a galera de Franca e a todos os envolvidos ( público. banda, fotógrafos...)  nesse Grito Rock. 




João Francisco Aguiar é um dos editores do âncorazine e desse blog. É professor, conhecido por seus alunos e colegas de trabalho como jofra, baterista da banda Corvo de Vidro. Não acredita em processos de mudança, e sim na ruptura como mudança do real. Se não está satisfeito com o pano de fundo de sua vida, não mude a si mesmo, troque o pano, mude de amigos, de cidade e até de planeta se conseguir. Para ele a imaginação supera a razão.

quinta-feira, 15 de março de 2012

VOA, CORVO!!!!!!




Essa é a mais recente entrevista da banda Corvo de Vidro realizada pela Metal On Metal http://metalonmetal666.wordpress.com/2012/03/05/banda-corvo-de-vidro-entrevista-exclusiva/


Como vocês se conheceram e quando decidiram formar a banda?

Bellisimo: Durante os anos de 2009 e 2010, Eu e o Danilo Ratão tocamos juntos em algumas bandas, mas no final de 2010 resolvemos montar uma banda com as propostas que tínhamos - música pesada e com letras corriqueiras do dia a dia. O João foi chamado como baterista porque já era amigo de longa data, já havia composto várias músicas com o Danilo Ratão e tinha a pegada na bateria que seria perfeita para o som que o próprio João já havia ajudado a definir, mesmo sem ter tocado conosco, mas em decorrência das composições conjuntas. Na decorrência de 2011, a banda tocou em vários festivais importantes do interior paulista como Arena Rock, abertura do show do Nevilton, Caipiro Rock e Independente ou Morte. Além de Ribeirão Preto e Serrana, tocou também em Monte Alto, Monte Azul Paulista e Limeira. Agora no final deste ano, Olodum, guitarrista do Go Out –( banda parceira no Movimento Garrafão Underground) – entrou oficialmente como novo integrante e já começa a deixar sua marca nas músicas do Corvo.

Desde o inicio a formação é a mesma ?

Bellissimo: Sim, desde o início a mesma formação, única mudança foi a guitarra base do Rafael Olodum.

De onde surgiu o nome ‘Corvo de Vidro’ ?

 Bellissimo: Como a banda tem grande influencia literária em suas músicas e é composta por dois professores (Ratão e João Francisco) foi escolhido o poema de Edgard Allan Poe “The Raven” ou seja “O Corvo” e Vidro representa a fragilidade das coisas, principalmente de uma banda que por problemas internos pode acabar a qualquer momento
.
Como rolou a parte de composição e arranjos da música ‘Não tenha medo de ser você’ e quando vocês tocaram-na pela primeira vez ?

 Bellissimo: Ela foi composta pelo Ratão e seguia uma linha mais simples de riffs de guitarras. Quando eu toquei a primeira vez, algumas mudanças já ocorreram e todos da banda me deram a liberdade para criar e desenvolver os arranjos da música. Entre tais arranjos estão o riff de introdução, a parada no final do solo e o peso tribal no final da música.
Na opinião de vocês, qual a maior barreira na parte de divulgação das bandas brasileiras?

João Francisco: Ser independente hoje não é novidade nenhuma. Há muitas bandas boas por aí. Nos anos 90 um dos maiores meios de comunicação independentes eram os fanzines, hoje temos a internet que faz esse papel, blogs, facebook, etc … em Ribeirão Preto a maior barreira está nas pessoas que ainda não valorizam o som independente e continuam ouvindo as mesma bandas que seus pais ouviam e achando que há algo de atitude rock nisso. Por aqui não há renovação e a cultura de bandas covers impera, issso pode mudar a partir do momentos em que as bandas independentes passem a ter trabalhos consistentes e o público passe a ouvir esses trabalhos e valorizá-los.

Quais são as principais influências musicais de cada membro da banda ? (Álbuns, artistas, etc)

João Francisco: Bandas punks do Brasil: Cólera, Garotos Podres, DZK, Subviventes, Inocentes, 365…entre outras dos anos 80 e 90, de fora do Brasil, Ramones e Sex Pistols.
Bellissimo: Guns N’ Roses, Alice in Chains, e Raimundos. E alguns artistas para estudo mesmo tal como; Djavan e Pepeu Gomes.
Danilo Ratão: Alice in Chains, Nirvana e Pearl Jam.
Rafael Olodum: NOFX e tudo relacionado ao Hard Core.

Como vocês definem o estilo da banda ?

Bellissimo: Pergunta difícil! (risos). Estamos entre o Grunge, o Punk e o Hard Rock. Preferimos na verdade que as pessoas definam nosso som.

Qual foi o momento mais marcante pra banda ? (Um ensaio, um show, etc)

Na verdade nós temos opiniões diferentes sobre isso, então cada um responderá de acordo com o sua opinião individual.
Bellissimo: “Com certeza foi o ARENA ROCK 2011, pois a banda com apenas 4 meses de existência foi selecionada para tocar nesse grande festival ao lado de bandas importantes de Ribeirão Preto como Necrofobia, Mano Pinga e Seus Comparsas e a banda Red Front de São Paulo”.
João Francisco: No festival Caipirock 2011, em Monte Azul Paulista. Pelo fato de ser realizado numa plataforma da rodoviária, foi singular.

Qual o objetivo do Corvo de Vidro pra 2012 ? Teremos boas surpresas?

 João Francisco: Gravar nosso EP e divulgá-lo em todos os lugares possíveis.

Qual a agenda de vocês e como podemos contactá-los ?As informações sobre shows são divulgadas no em nossas mídias na internet

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001525587837&sk=info
http://bandacorvodevidro.tnb.art.br/
http://corvodevidro.blogspot.com/

E contato conosco além dos links informados, pode ser através dos telefones 3618-6077 ou 9174-1235.
(Bellissimo)